Faculdade Teológica Nacional
Home > Seminário Teológico

SEMINÁRIO TEOLÓGICO

O Curso exige bastante leitura, aquisição de cultura geral, exercício de memória, rapidez de raciocínio, elevado grau de associação, análise e coordenação de idéias, tudo voltado para a defesa dos interesses bíblicos.

Quero Matricular!
1º Trimestre Carga Horária
1). HISTÓRIA DO CRISTIANISMO 40 Hs
2). IGREJA MODELO 40 Hs
3). O CÓDIGO CIVIL E AS IGREJAS 40 Hs
4). O PREGADOR E O SERMÃO 40 Hs
5). SEITAS E HERESIAS 40 Hs
TOTAL 200 HS
2º Trimestre Carga Horária
6). TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO 40 Hs
7). TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO 40 Hs
8). PNEUMATOLOGIA 40 Hs
9). MISSIOLOGIA 40 Hs
10). A REFORMA PROTESTANTE 40 Hs
TOTAL 200 HS
3º Trimestre Carga Horária
11). LIDERANÇA 40 Hs
12). COMO FALAR EM PÚBLICO 60 Hs
13). ECLESIOLOGIA 40 Hs
14). HERMENÊUTICA 40 Hs
15). EVANGELISMO PESSOAL 40 Hs
TOTAL 200 HS
4º Trimestre Carga Horária
16). Filosofia 40 Hs
17). HOMILÉTICA 40 Hs
18). ÉTICA CRISTÃ 40 Hs
19). DIDÁTICA 40 Hs
20). ESCATOLOGIA 40 Hs
TOTAL 200 HS
Carga Horária Total do Curso 800 Hrs.
1). NORMAS PARA AVALIAÇÃO FINAL:

O TEMPO QUE O ALUNO LEVARÁ PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE SEMINÁRIO TEOLÓGICO DEPENDERÁ DE SUA DISPONIBILIDADE DE TEMPO E DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS. NO ENTANDO, A MÉDIA TEM SIDO DE 06 MESES.

PARA O CURSO DE SEMINÁRIO TEOLÓGICO, O ALUNO DEVERÁ CONSIDERAR OS SEGUINTES ITENS QUANTO ÀS AVALIAÇÕES DO CURSO:

A). O ALUNO DEVERÁ REALIZAR 01 AVALIAÇÃO (QUESTIONÁRIO) PARA CADA DISCIPLINA. CADA QUESTIONÁRIO CONTÉM 10 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.

B). PARA SER APROVADO NAS DISCIPLINAS, O ALUNO TERÁ QUE ALCANÇAR A MÉDIA DE NO MÍNIMO 6,0 PONTOS EM CADA QUESTIONÁRIO.

C). A DURAÇÃO DA PROVA (CADA TENTATIVA) SERÁ DE 60 MINUTOS.

D). SE O ALUNO NÃO CONSEGUIR SER APROVADO NO QUESTIONÁRIO, CONCEDEREMOS OUTRAS CHANCES PARA O ALUNO REFAZER O QUESTIONÁRIO, SEM NENHUM CUSTO ADICIONAL.

APÓS APROVAÇÃO EM TODAS AS DISCIPLINAS DO CURSO DE SEMINÁRIO TEOLÓGICO, O ALUNO ESTARÁ HABILITADO A SOLICITAR SEU CERTIFICADO.


2). DOCUMENTAÇÃO: A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA O CURSO DE SEMINÁRIO TEOLÓGICO E DEVERÁ SER ENVIADA ATRAVÉS DA PLATAFORMA EDUCACIONAL. OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSAR NO CURSO SÃO:
- RG E CPF.
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.



3). CONCLUSÃO DO CURSO: A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA O CURSO DE SEMINÁRIO TEOLÓGICO E DEVERÁ SER ENVIADA ATRAVÉS DA PLATAFORMA EDUCACIONAL. OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSAR NO CURSO SÃO:

A). APÓS SER APROVADO NO CURSO, CASO O ALUNO QUEIRA SOLICITAR O CERTIFICADO, A TAXA ÚNICA REFERENTE À EMISSÃO E ENVIO DO CERTIFICADO É DE R$ 299,00.
Fazendo o Curso pela Faculdade e Seminário Teológico Nacional você estará apto para atuar em inúmeras áreas Religiosas:

Ministério Pastoral - desenvolver atividades restritas aos Pastores, como batismos, celebração da Ceia do Senhor, casamentos, liturgia do culto, etc.

Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na sua comunidade e no mundo, fundar e presidir ministério.

Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando no temor de Deus.

Obra Missionária - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência - exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc.
O PASTOR(A), TEÓLOGO, OBREIRO, FORMADO PELA FACULDADE E SEMINÁRIO TEOLÓGICO NACIONAL TERÁ PERFIL PARA:

ADMINISTRAR, PLANEJAR, ORGANIZAR E CONTROLAR O FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES SOB SUA RESPONSABILIDADE, VISANDO FOMENTAR O CONHECIMENTO TEOLÓGICO QUE AUXILIEM OS MEMBROS DA COMUNIDADE NO EXERCÍCIO DOS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS E CIVIS;

ORIENTAR AS FAMÍLIAS NO CONTEXTO DA VALORIZAÇÃO E DA DIGNIDADE HUMANA E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL;

INCENTIVAR JOVENS E ADOLESCENTES NA BUSCA DE FORMAÇÃO INTELECTUAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA.

E NESTE ÂMBITO SE DEFINEM AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES DE ATUAÇÃO DO NOSSO ALUNO:

Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo teológico e tarefas teóricas da pesquisa científica teológica, social e do fato religioso;

PRATICAR A CRÍTICA TEOLÓGICA DE CONFORMIDADE COM A RIGOROSA TÉCNICA DA EXEGESE E DA HERMENÊUTICA.

COM O DOMÍNIO DESSAS COMPETÊNCIAS, O ALUNO GRADUADO PELA FACULDADE E SEMINÁRIO TEOLÓGICO NACIONAL ESTÁ APTO A ATUAR COMO:

PASTOR(A) DO EVANGELHO;

CONSELHEIRO, ORIENTADOR E MENTOR RELIGIOSO;

MINISTRO PASTORAL, A CRITÉRIO DE SUA IGREJA.

ASSIM, O ALUNO DA FACULDADE E SEMINÁRIO TEOLÓGICO NACIONAL DEVERÁ SER CAPAZ DE:

Analisar o seu campo de atuação religioso e seus desafios contemporâneos;
Analisar o contexto em que atua espiritualmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre seus agentes sociais e religiosos;
Identificar e analisar necessidades de natureza teológica, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e metodológicos;
Atuar inter e multicultural;
Saber buscar e usar o conhecimento teológico e o conhecimento científico necessário à atuação pastoral, assim como gerar conhecimento a partir da prática pastoral.

DIFERENCIAL:

AO FORMAR-SE PELA FACULDADE E SEMINÁRIO TEOLÓGICO NACIONAL, VOCÊ ESTARÁ APTO PARA SOLUCIONAR QUALQUER EVENTUALIDADE E DIFICULDADES DE TODA A SUA COMUNIDADE RELIGIOSA TANTO MATERIAL, ESPIRITUAL E PSICOSSOMÁTICA. O EXERCÍCIO QUE CABE DIANTE DA MISSÃO DIVINA DE INDICAR O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA PARA UMA ÉTICA, UMA CIDADANIA, AS LIBERDADES E OS DIREITOS ESSENCIAIS A ESSE ESTRUTURANTE E SUBLIME MODO DE SER E DE ESTAR, NECESSITA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Autorização e validade dos cursos livres de teologia:
  • O Decreto-Lei N.º 1051/69 autoriza a validação dos estudos "aos portadores de diploma de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa” (Art. 1º). "Como o ensino militar o ensino religioso foge as limitações dos sistemas vigentes" (Par. 286/81). Tais cursos são ditos "livres", não necessitando de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente. A jurisprudência do Conselho Federal de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis, é o que se depreende da leitura da Lei de 1821/53, do Decreto 34.330/53, dos pareceres do CFE, nº 279-64 (doc. 31,p.69 ) e n.º 884/65 ( doc.92, p. 60 ) e n.º 3174/77 ( Doc. 204, p.17) entre outros.

  • Leis Internacionais e Portarias relacionadas ao pastoreado e suas funções determinantes de atuação Religiosa no mundo:

    1. Princípio da Paz e Segurança aferida na Carta da ONU art. 1, parágrafo 1, Capítulo 1 de 26 de Junho de 1945;

    2. Da Cooperação Internacional do mesmo ano de 1945 na Carta da ONU art. 1, Capítulo 1, parágrafo 3 de 26 de Junho e Art. 5° da Constituição Federal, XIII e art.7° a 9° e Artigo 5° - VI, VII e XVI; 205 e 215 da Constituição Federal do Brasil e Artigo 24 da Lei Federal n° 7,210, de 11 de Junho de 1984. Mais do que um diploma e uma educação de qualidade, os Cursos da Faculdade e Seminário Teológico Nacional oferece ao aluno uma experiência de vida.